URGENTE

Vereadores denunciam falta de merenda escolar em Rio Brilhante, secretário de educação diz que não falta alimentos nas escolas.

Publicados
















Rio Brilhante tem vivido um dilema na última semana, por onde se anda ouve-se falar na tal falta de merenda escolar, os comentários estão nas Ruas e redes sociais, como Facebook e Whatsapp.

A reportagem do Site Rio Brilhante em Tempo Real esteve acompanhando a sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira (dia 09/maio), onde pode observar os vereadores Iliezinho PROS e Nô DEM afirmando ter visitado algumas escolas para verificar a situação da merenda escolar, pois receberam denúncias de que estaria havendo problemas em alguns locais.

DSC04767

Escola Criança esperança 2 visitada pelos vereadores. / Fotos Maikon Junior

O vereador Iliezinho afirmou que nas escolas em que estiveram, constataram que no Criança Esperança II as crianças estavam recebendo, naquele dia, somente bolacha de água e sal, porque não havia outros alimentos no estoque da escola e que em outras escolas havia estoque pequeno de alimentos.

O vereador Nô disse também na sessão da Câmara que não havia papel higiênico nas escolas, que as crianças reclamaram isso para ele durante as visitas.

Com o objetivo de verificar como estava a situação, depois dessas denúncias dos vereadores, o repórter Maikon Junior esteve hoje pela manhã nas escolas Criança Esperança II e Sírio Borges.

Ao chegar na escola Criança Esperança II, Maikon Junior foi muito bem recebido pela diretora, que disse que nessa data a merenda servida era arroz com guisado de mandioca e que no dia da visita dos vereadores o que ocorreu foi uma confusão com a padaria, que deveria ter enviado o pão e que não encaminhou e que por isso foi servido bolacha para que as crianças não ficassem sem lanche. Mas que foi só naquele dia. Ao perguntar se poderia fotografar a merenda ou mesmo o estoque, a diretora disse que não tem autorização para permitir isso.

DSC04772

Escola municipal Sírio Borges vistada pelo site Rio Brilhante em Tempo Real / Fotos Maikon Junior

Logo após o repórter do Site Rio Brilhante em Tempo Real esteve na Escola Sírio Borges, na oportunidade o repórter Maikon Junior se dirigiu ao banheiro masculino da Escola, e constatou que quase todas as portas estão faltando causando constrangimento aos alunos, e observou que na data de hoje o cardápio do dia era macarrão com frango, em momento algum foi realizado imagens de dentro das escolas visitadas, ao chegar na sala da diretora da Escola Sírio Borges, o repórter ficou acompanhado com um inspetor daquela unidade escolar, ao falar que o motivo de sua visita ali era pra saber como estava a merenda escolar, de imediato a diretora pediu para que o repórter do site se retirasse de sua sala, sem poder ao menos fazer seu trabalho, sem contar que o mesmo além de repórter, é pai e seu filho estuda naquela unidade educacional.
O repórter do site foi acompanhado até o portão da unidade educacional pela senhora diretora e o inspetor, fica aqui o repúdio pela forma que fomos tratados pela diretora da escola Sírio Borges, pois nosso objetivo é informar a população.

Leia Também:  Caixa inicia nesta sexta pagamento de FGTS; saiba como sacar

Diante disso, o repórter desistiu de procurar outras escolas municipais, porque certamente receberia tratamento parecido e se dirigiu a secretaria de educação para falar com o Secretário Municipal de Educação, professor Denilson Alher.

DSC04776

Secretária municipal de Educação de Rio Brilhante / Fotos Maikon Junior

Fui recebido pelo Secretário, ele disse que o que tem acontecido com a merenda é que ocorreu um pequeno problema com relação à licitação dos alimentos, que foi feita na semana passada.

Denilson disse que não tem faltado merenda nas escolas, mas que devido à essa questão da licitação, o que tem sido feito é mudanças nos cardápios, para ficar de acordo com os alimentos disponíveis. Disse que a situação da bolacha que foi servida na escola Criança Esperança II foi mesmo por problema na entrega da padaria, por uma questão de desinformação.

Com relação à falta de papel higiênico, o secretário disse que tem papel nas escolas sim, mas que para evitar que as crianças desperdicem o material (jogando dentro do vaso sanitário, por exemplo), o mesmo fica depositado em outro local, mas que é só as crianças pedirem que recebem.

Leia Também:  Foroni e Rádio Kativa terão que se explicar ao Ministério Público

Para finalizar, é importante dizer que o Secretário Denilson confirmou mesmo que, por ainda estar em licitação, de fato alguns itens não estão sendo entregues nas escolas, fazendo com que seja preciso fazer alterações no cardápio. Disse que assim que for acertada a questão, a situação será normalizada, no prazo de mais ou menos de 10 dias. No entanto, o Secretário não nos informou o motivo pelo qual somente agora (03 meses depois de ter começado as aulas) está sendo feita licitação da merenda escolar, o secretário não nos permitiu a visitar as despensas das escolas do município, para verificar se há falta de alimentos ou não, mais informou que em breve entrará em contato com o site para que o repórter faça uma visita nas unidades escolares, sobre a questão dos banheiros da Escola Sírio Borges, o secretário disse que irá tomar as providencias.

Denilson Ficou de nos mandar uma cópia do cardápio de alimentação dos alunos das escolas municipais, mais até o fechamento desta matéria, não havíamos recebido a cópia do secretário de Educação.

Diante disso, nós do Site Rio Brilhante em Tempo Real Ficamos agradecido tanto à diretora Eliane da Escola Criança Esperança II, como o Secretário de Educação, Denilson, por ter me recebido e ter explicado a situação. Esta é a melhor maneira de conseguirmos esclarecer os fatos.

 

Veja abaixo o vídeo da denuncia dos vereadores.

Por / Maikon Junior

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

MAIS LIDAS DA SEMANA