URGENTE

cooperativismo nos assentamentos

Em busca de implantar cooperativismo nos assentamentos de Rio Brilhante, Prefeito Lucas visita estrutura referência no Estado

Rio Brilhante tem um grande potencial com um total de 950 lotes e de acordo com o prefeito basta estruturar e capacitar os assentados e participantes deste projeto, já que o objetivo é crescer e aprender. A Cooplaf desenvolve um trabalho extraordinário e através do cooperativismo da oferta e demanda dos produtos e com uma estrutura técnica, a gestão pretende implantar o cooperativismo de forma transparente.

Publicados
















Para impulsionar ainda mais a cadeia produtiva nos assentamentos do município, o prefeito Lucas Foroni realizou uma visita técnica na maior cooperativa da agricultura familiar do Estado, a Cooplaf que fica localizada em Terenos.

Com intuito de conhecer o trabalho, trocar experiências de gestão sobre os obstáculos e barreiras superadas e principalmente buscar informações para valorizar e apoiar os produtores dos 12 assentamentos do município, o prefeito juntamente com o secretário de Desenvolvimento, Hugo koji; gerente de Agricultura e Pecuária, Carlos Alberto da Silva; presidente do Assentamento Tereré, Joaquim e o produtor da agricultura familiar, Antônio Mattos visitaram o gabinete do prefeito de Terenos, Henrique Wancura Bubke e as instalações da Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária de Corte e Leiteira da Agricultura Familiar (Cooplaf).

A visita que faz parte das ações do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae e contou com a presença do diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Agrário, Turismo e Meio Ambiente, Valdecir Batista Alves.

O prefeito e sua equipe foram recepcionados pela presidente da Cooplaf, Maria Nelzira; primeira Secretária e atual Vereadora, Lucilha; segunda Secretária, Sueli; primeira Tesoureira, Simone Gauze; segundo Tesoureiro, Ademir e o conselheiro Fiscal, Izidoro.

Buscando desenvolver a economia rural, com mais geração de empregos, renda e qualidade de vida, a visita foi uma oportunidade para tirar as dúvidas de como funciona e quais são as vantagens do cooperativismo, que atualmente cresce e enriquece a produção de Mato Grosso do Sul.

Leia Também:  Coleção de verão é na Espaço Vip em Rio Brilhante

A primeira secretária da Cooplaf e atual Vereadora, Lucilha, disse estar orgulhosa pela troca de experiência e explicou que há 06 anos a cooperativa está trabalhando com a produção de leite e com o setor hortifruti, atendendo várias redes de supermercado e escolas, sendo um orgulho para cooperativa essa troca de experiência com o prefeito.

“Quero parabenizar o prefeito e tenho certeza que será uma gestão de muita honra e de muita competência, estou admirada pelo tanto que tem buscado e levando para agricultura familiar esse desenvolvimento. É de tirar o chapéu porque são poucos prefeitos que fazem isso, está vindo dentro do assentamento buscar para levar para sua região”, comentou a vereadora.

A presidente da Cooplaf disse que é de suma importância a visita do prefeito. “Ele veio conhecer uma cooperativa e ver todo processo operacional, a parte administrativa e interna para poder implantar em seu município. Tenho uma visão que com essa iniciativa o município só tem a ganhar e implantar junto aos produtores é um grande passo e o sucesso é garantido”, relatou Maria Nelzira.

Conforme o prefeito é preciso pegar as boas ações, os bons resultados e projetos e adaptar a realidade do município. “Analisamos justamente para buscar implantação e acompanhamos o trabalho da cooperativa para incentivarmos o cooperativismo da agricultura familiar. Juntos somos muito mais forte, esse exemplo que conhecemos aqui, tem sim como dar certo, tem sim como o trabalho do assentamento ser feito de uma forma séria e ter projetos não só para um ano ou dois anos, mas projetos para quem quer trabalhar”, disse Lucas.

Leia Também:  Homem é atropelado no centro de Rio Brilhante, condutor que cometeu o crime fugiu sem prestar socorro

O prefeito ainda enfatizou que a secretaria de Desenvolvimento juntamente com o executivo municipal em parceria com todas as associações estará buscando os melhores projetos para desenvolver a economia nos assentamentos.

Rio Brilhante tem um grande potencial com um total de 950 lotes e de acordo com o prefeito basta estruturar e capacitar os assentados e participantes deste projeto, já que o objetivo é crescer e aprender. A Cooplaf desenvolve um trabalho extraordinário e através do cooperativismo da oferta e demanda dos produtos e com uma estrutura técnica, a gestão pretende implantar o cooperativismo de forma transparente.

“Meu sonho como agrônomo e minha missão de vida como prefeito é deixar os assentamentos autossustentáveis. Obrigado a todos da Cooplaf e ao prefeito que nos recepcionou, essa ação tem a participação da Ministra Tereza Cristina e com esse conhecimento que está sendo passado para nós tenho certeza que o caminho é um só, que é dar certo, é fazer e o futuro ser muito próspero”, finalizou o prefeito.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MAIS LIDAS DA SEMANA